Também Tenho Blog

Flutuação no Rio da Prata – Bonito MS

Comecei meu primeiro dia em Bonito indo para o recanto ecológico da Prata, que fica no município vizinho, em Jardim, é lá que a gente faz a flutuação no Rio da Prata (mais conhecido como snorkeling). Eu não estava esperando grandes coisas mas foi o melhor passeio que fiz em Bonito, é realmente espetacular! Essa fazenda onde a gente faz o passeio se trata de uma propriedade particular (reserva particular do Patrimônio Natural) que é tipo uma licença que eles têm pra explorar o local de forma turística, e além de ter a flutuação na mesma propriedade tem a lagoa misteriosa, outro passeio bem famoso em Bonito. (era onde eu ia mergulhar)

Os passeios são agendados em grupos de não mais de 8 pessoas por determinação da agência reguladora e tudo é extramente organizado. Os materiais disponibilizados são novinhos, os guias são bem informados e preparados e toda a vegetação e rios são praticamente intocáveis, para ter o mínimo possível de impacto na natureza, até protetor solar é proibido passar e existem fiscais durante o trajeto que observa se alguém está mergulhando e tocando na vegetação aquática do Rio. O ecoturismo ta dando tão certo em Bonito que os fazendeiros estão abandonando pouco a pouco a pecuária nas propriedades, mas ainda é o que sustenta a economia local.

A gente começa o passeio com uns avisos básicos de que não poder mergulhar nem tocar em nada no Rio, como utilizar o snorkel, pegar as roupas e deixar tudo o que não pode molhar. Eu não levei o celular porque não tinha aquelas capinhas a prova d’água, fui só com a gopro mesmo. Se você não tem gopro  nem capinha, da pra alugar uma gopro lá mesmo, só não sei te dizer o preço. Mas fica a dica, rola levar o celular nas capinhas a prova d’agua, vi uma galera com elas, todas ilesas.

Após munida de roupinha, snorket e sapatinho, um carro leva a gente por dentro da fazenda até uma trilha. Andamos por uns 20 minutos passando por toda uma vegetação intocada e várias árvores típicas do pantanal brasileiro, o guia vai explicando tudo, mostrando os pé de pau tudo 🙂

E aí começa a brincadeira. Começamos a flutuação na nascente do Olho D’agua que é onde a gente da um primeiro rolê pra se adaptar a roupa (que não deixa você afundar), o snorkel e máscara. Um dica super legal pra tirar o embaçado da máscara é das uma leve cuspida nela haha adaptação feita, a gente da uma volta na nascente do rio Olho D’agua que simplesmente é ESPETACULAR! Um azul que eu nunca vi na vida… lindo demais!

Depois disso começamos o percurso de 2km rio abaixo. A roupa mantém seu corpo boiando 70% (não vi necessidade de colete, embora eles disponibilizem caso você queira) e a leve correnteza vai levando você lentamente pelo passeio… uma beleza indescritível, algo que não esperava… de verdade, achei que era bonito mas não tanto. Vi um casal de Dourados ENORMES e vários cardumes que esqueci o nome 😀 O guia falou que se a gente tivesse sorte acharia no caminho algum jacaré ou sucuri, TIVE AZAR, GRAÇAS A DEUS. Surra de foto? sim.

Quando o rio Olho D’agua encontra-se com o Rio da Prata você tem a opção de continuar o passeio num barquinho, é cansativo sim mas nada que você morra de cansado… vai deixando a correnteza levar, é de boa. O que me incomodou mais foi que, pelo fato da roupa te fazer flutuar tanto você tem que ficar com a cabeça erguida pra ver o que ta vindo na sua frente e olhar ao redor, daí isso da uma certa dor no pescoço… mas nenhum torcicolo. O passeio dura em torno de 4 horas… é só você, a natureza e Deus ali. O guia só ta ali pra que você saiba que ta na hora de ir pra casa ou pra dizer: OLHA O JACARÉÉÉÉ. O dia ensolarado deixou as águas mais clistalinas ainda, um espetáculo que eu tirei tanta foto que vou até colocar mas umas aqui pra gastá-las 😀

A maioria desses passeios que estão dentro dessas fazendas particulares dispõe de um almoço incluido no pacote, que é um show a parte <3 A comida de fazenda depois de fazer um exercíciozinho e uma redinha é pedir pra não voltar pra casa nunca mais!

*fotos

Preço do passeio Rio da Prata: R$294 compra-se apenas nas agências, não adianta chegar lá querendo comprar porque a reserva é feita com muita antecedência.

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: